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@MastersThesis{Cubillos:2008:InTéCo,
               author = "Cubillos, Ximena Celia M{\'e}ndez",
                title = "Investiga{\c{c}}{\~a}o de t{\'e}cnicas de controle 
                         multivari{\'a}veis no controle de atitude de um sat{\'e}lite 
                         r{\'{\i}}gido - flex{\'{\i}}vel",
               school = "Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)",
                 year = "2008",
              address = "S{\~a}o Jos{\'e} dos Campos",
                month = "2008-02-27",
             keywords = "controle multivati{\'a}vel, estruturas flex{\'{\i}}veis, 
                         controle LQR, controle LQG, controle H-Infinito, multivariable 
                         control, flex{\'{\i}}ble structures, LQR control design, LQG 
                         control design, H-control design.",
             abstract = "Este trabalho tem como objetivo principal a 
                         investiga{\c{c}}{\~a}o de t{\'e}cnicas de controle para o 
                         controle de atitude de um Sat{\'e}lite R{\'{\i}}gido - 
                         Flex{\'{\i}}vel. Para a investiga{\c{c}}{\~a}o, desenvolveu-se 
                         um modelo de sat{\'e}lite constitu{\'{\i}}do de um corpo 
                         r{\'{\i}}gido e dois pain{\'e}is flex{\'{\i}}veis. O 
                         Regulador Linear Quadr{\'a}tico (LQR), Regulador Linear Gaussiano 
                         (LQG) e Controle H Infinito (H\∞) s{\~a}o as t{\'e}cnicas 
                         investigadas. No modelamento do sat{\'e}lite utiliza-se a 
                         abordagem lagrangiana e aplica-se uma discretiza{\c{c}}{\~a}o 
                         atrav{\'e}s do m{\'e}todo dos modos assumidos. Obtidas as 
                         equa{\c{c}}{\~o}es de movimento, escrevem-se as mesmas na forma 
                         vari{\'a}veis de estados. Neste est{\'a}gio trabalha-se com 
                         at{\'e} tr{\^e}s modos de flex{\~a}o, a fim de averiguar a sua 
                         influ{\^e}ncia no desempenho do sistema. No LQR, a lei de 
                         controle apresentou {\'o}timo desempenho. Embora o m{\'e}todo 
                         s{\'o} seja aplicado a um sistema com aus{\^e}ncia de 
                         perturba{\c{c}}{\~o}es e onde todos os estados est{\~a}o 
                         dispon{\'{\i}}veis, na realidade isso n{\~a}o acontece de fato. 
                         J{\'a} a aplica{\c{c}}{\~a}o do LQG {\'e} mais realista, pois 
                         nem todos os estados est{\~a}o dispon{\'{\i}}veis e o sistema 
                         apresenta perturba{\c{c}}{\~o}es. O desempenho do sistema decai 
                         devido {\`a} presen{\c{c}}a do filtro de Kalman. Uma desvantagem 
                         de ambos os m{\'e}todos {\'e} a aus{\^e}ncia de um procedimento 
                         sistem{\'a}tico na escolha das matrizes de peso Q e R, e os 
                         ru{\'{\i}}dos w e v. O m{\'e}todo H\∞ possui uma 
                         sistem{\'a}tica totalmente distinta dos outros dois m{\'e}todos 
                         aqui aplicados. Comparando com o LQR e LQG seus resultados neste 
                         trabalho foi bem superior no crit{\'e}rio tempo de 
                         estabiliza{\c{c}}{\~a}o. Contudo sua maior desvantagem est{\'a} 
                         na necessidade de grande habilidade e experi{\^e}ncia 
                         necess{\'a}ria para construir os pesos que est{\~a}o associados 
                         ao desempenho do m{\'e}todo H\∞. Em rela{\c{c}}{\~a}o 
                         {\`a} influ{\^e}ncia dos modos flex{\'{\i}}veis da planta, 
                         verificou-se que n{\~a}o houve altera{\c{c}}{\~a}o 
                         significativa no desempenho da lei de controle ao amortecer os 
                         {\^a}ngulos e as velocidades angulares do sat{\'e}lite. 
                         Por{\'e}m, nos n{\'{\i}}veis de vibra{\c{c}}{\~a}o dos 
                         pain{\'e}is, os modos de flex{\~a}o foram mais 
                         percept{\'{\i}}veis. ABSTRACT: The main objective of this work 
                         is the investigation of multivariable control techniques for 
                         attitude control of a Rigid Satellite - Flexible. For this 
                         investigation, a satellite model was developed consisting of a 
                         rigid body and two flexible panels. The investigated techniques 
                         are Linear Quadratic Regulator (LQR) method, Linear Quadratic 
                         Gaussian (LQG) method and H Infinity method. The satellite 
                         modeling was built following the Lagrangean approach and the 
                         discretization was done using the assumed-modes method. The 
                         equations of motion obtained were written in its modal state space 
                         form. In this phase one works with three modes of vibration, in 
                         order to inquire its influence in the performance of the system. 
                         In LQR method, the control law shows a good performance, however 
                         the method is only applied for system with absence of disturbances 
                         and where all the states are available. In reality that does not 
                         happen. On the other hand, the LQG method is more realistic, 
                         because nor all the states are available and the system presents 
                         noises. The LQG controller (Kalman filter + LQR) is better for 
                         damping the modes of vibration of panels. However, the performance 
                         of the system decays due to presence of the Kalman filter. The 
                         disadvantage of both the methods is the absence of a systematic 
                         procedure in the choice of weights matrix Q and R, and noises w 
                         and v. The H\∞ method has a distinct systematic with 
                         respect to the other two methods here applied. In comparison with 
                         LQR and LQG the H\∞ results in this work had been superior. 
                         However its great disadvantage is in the need of great ability and 
                         necessary experience to build the weights that are associated to 
                         the performance of the method H\∞. Regarding to the flexion 
                         modes of vibration, the influences were verified for the 
                         controller and were more perceptible in the levels of panel 
                         vibration.",
            committee = "Souza, Luiz Carlos Gadelha de (presidente, orientador) and 
                         Fonseca, Ijar Milagre da and Soares, {\'A}lvaro Manoel de Souza 
                         and Fenili, Andr{\'e}",
           copyholder = "SID/SCD",
         englishtitle = "Investigation of multivariable control techniques for attitude 
                         control of a rigid satellite - flexible",
             language = "pt",
                pages = "140",
                  ibi = "6qtX3pFwXQZGivnK2Y/UaLbS",
                  url = "http://urlib.net/ibi/6qtX3pFwXQZGivnK2Y/UaLbS",
           targetfile = "publicacao.pdf",
        urlaccessdate = "10 maio 2024"
}


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